Anúncio provido pelo BuscaPé
BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina
Compare Produtos, Lojas e Preços

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Enade será universal a partir de 2009

A partir de 2009, o Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) será universal e não mais por amostragem. O anúncio foi feito por Reynaldo Fernandes, presidente do Inep, em 20 de novembro.

Para os alunos universitários concluintes, continua valendo a obrigatoriedade do Enade para obter o diploma. Segundo o Inep, os alunos ingressantes também serão obrigados a realizar a avaliação, mas ainda não há sanção prevista para o caso de não-comparecimento.

Com essa ampliação de público, os custos da avaliação devem subir em 30%, segundo estimativa de Fernandes. Em 2008, última edição amostral do Enade, foram necessários R$ 25 milhões para custear a prova nacional.

Os cursos avaliados em 2008 foram os de arquitetura e urbanismo, biologia, ciências sociais, computação, engenharia, filosofia, física, geografia, história, letras, matemática, pedagogia e química, além dos cursos superiores de tecnologia em construção de edifícios, alimentos, automação industrial, gestão da produção industrial, manutenção industrial, processos químicos, fabricação mecânica, análise e desenvolvimento de sistemas, redes de computadores e saneamento ambiental.

Participaram da prova estudantes ingressantes e concluintes habilitados ao exame. O MEC considera ingressantes os estudantes que, até o dia 1º de agosto, tiverem concluído entre 7% e 22% da carga horária do curso. Os concluintes são aqueles que, até essa mesma data, tiverem concluído pelo menos 80% da grade curricular mínima do curso ou então que estejam em condições de concluir o curso ainda em 2008.

As diretrizes das áreas avaliadas pelo Enade 2008 estão disponíveis para consulta. O conteúdo disponível é de áreas específicas e gerais, comum a todos os cursos.

sábado, 8 de novembro de 2008

Orientações gerais para os selecionados ENADE 2008

Segundo o Manual do ENADE 2008, a lista dos locais de prova do Enade 2008 estará disponível na página do Inep (http://www.inep.gov.br) e será enviada, via ECT, aos coordenadores de curso. Será também enviado, via ECT, aos estudantes selecionados na amostra, o Cartão de Informação do Estudante com as informações necessárias, inclusive do seu local de prova, e, ainda, o questionário socioeconômico a ser entregue no dia da prova.
Observações:
1) O estudante que não receber o Cartão de Informação do Estudante deverá informar-se sobre o local de prova: 1º) junto ao coordenador do seu curso; 2º) na página do Inep: http://www.inep.gov.br; ou 3º) no programa Fala Brasil - telefone 0800-616161 (ligação gratuita).
2) O estudante que não receber o seu cartão deve apresentar-se no dia, horário e local estabelecido para a prova, munido apenas da Carteira de Identidade.
3) O questionário socioeconômico, embora de grande importância para compor o perfil dos estudantes, é de participação voluntária. Aquele que não receber, ou optar por não respondê-lo deverá apresentar-se no dia, horário e local estabelecido para a prova, munido apenas da Carteira de Identidade.
4) Não será permitido o acesso ao local de prova após as 13h (horário de Brasília).
Em tempo, a prova será aplicada no dia 09 de novembro de 2008, próximo domingo, com início às 13 horas (horário de Brasília).
OBS.: Recomenda-se que o candidato chegue ao local de provas com antecedência mínima de uma hora antes do início das provas.
Em tempo, a Pró-Reitoria de Ensino deseja uma ótima prova a todos os selecionados para o ENADE 2008 e recomenda que sigam as instruções que constam no manual deste.
Mais informações, acesse a página do INEP (http://www.inep.gov.br).
Compare Produtos, Lojas e Preços
BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina