O trabalho “Ação contra a fome (de carinho)”, da Universidade Federal do Vale do São Francisco, de Petrolina (PE), foi o vencedor do prêmio Trote da Cidadania da Fundação Educar DPaschoal 2008. A premiação ocorreu na Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (SP) no dia 14 de outubro e contou com a presença de 5 integrantes do grupo de Petrolina que desenvolveram o projeto. Em segundo ficou a Faculdade Batista de Vitória (Fabavi), de Vitória, no Espírito Santo, com o projeto “Vigilantes dos Preços”. E com o projeto “Trote da Cidadania pelo Consumo Consciente 2008, a Unicamp ficou em terceiro.
A equipe vencedora de Petrolina que idealizou o projeto "Ação contra a fome (de carinho)", gerou uma mobilização de carinho por toda a cidade com a campanha "Abraço grátis" e também a adoção de quatro entidades para desenvolver um trabalho de apoio psicológico. O primeiro lugar ganhou um notebook e o segundo uma câmara fotográfica.
Em sua 9ª edição, foram inscritos 33 projetos de 9 estados brasileiros, 43% a mais do que ano passado. O Trote da Cidadania tem como objetivo incentivar os alunos a promoverem atividades solidárias no período do trote e, assim, despertar a consciência de cidadania e voluntariado nos futuros profissionais.
Uma das novidades da premiação deste ano implantadas pela Fundação Educar DPaschoal é que cada grupo que inscreveu seu projeto trouxe um representante para participar com os grupos finalistas de um debate sobre empreendedorismo social com o Gilberto Dimenstein, jornalista e diretor pedagógico da Cidade Escola Aprendiz, e com Rodrigo Mendes, que foi eleito como um dos três Young Global Leaders brasileiros pelo Fórum Econômico Mundial.
11 05 19 Com Maninho Pintor
Há 6 anos